
Toda e qualquer modalidade física sem acompanhamento de um profissional pode causar lesões, principalmente as atividades de alta intensidade. Segundo a fisioterapeuta Camila de Oliveira Ribeiro, a imprudência, especialmente em relação ao uso das cargas, gera a execução errada de alguns movimentos e aumenta a incidência de lesões. Ela afirma que, apesar de atender um número razoável de pacientes lesionados em box de CrossFit, também atende, com frequência, atletas amadores de futebol. O futebol possui alto índice de lesões osteomioarticulares, sendo o maior responsável por contusões em jogadores profissionais e não profissionais, pelo fato de envolver grande variedade de movimentos e intenso contato físico.
Segundo um estudo divulgado recentemente pelo National Center for Biotechnology Information, 31% dos atletas avaliados apresentaram algum tipo de lesão ao praticarem o CrossFit. Entretanto, a conclusão do estudo é de que as taxas de traumatismo ocasionadas no box de CrossFit são comparáveis as de outros esportes recreativos ou competitivos, tendo uma taxa de incidência de ferimento que equivale a apenas metade da taxa do futebol. Ou seja, o futebol ainda causa mais lesões que o CrossFit.
Como evitar lesões no CrossFit?
A fisioterapeuta recomenda procurar um box Crossfit em que os coaches preocupem-se com a execução adequada dos movimentos. E aconselha: “Aprenda a conhecer seus limites e a respeitar seu corpo. Não deixe de treinar sua flexibilidade e saiba que o descanso é tão importante quanto o treinamento, na hora de adquirir novas habilidades físicas”.
Agora que já desmistificamos a questão de o CrossFit ser um grande causador de lesões, você já pode ficar tranquilo em praticar seu esporte favorito sem maiores preocupações. Treine corretamente, tenha cuidado, tire suas dúvidas com os coaches e siga em frente. Sua evolução só depende de você.
Fisioterapeuta Camila Ribeiro Instagram: @ribeiros_mila
Fontes: ncbi.nlm.nih.gov/ journals.lww.com